COMO SURGIRAM AS CIÊNCIAS

“A filosofia inicialmente não se tratava apenas de pensamento conceitual”

Durante a educação básica, nos acostumamos a estudar várias disciplinas e vê-las sempre de forma separada, como se as coisas não se misturassem. Essa maneira de ensinar foi disseminada principalmente no período medieval, quando a Igreja criou os primeiros modelos de escola. Porém, na Grécia Antiga, as disciplinas eram conhecidas pelo que realmente são: áreas do conhecimento e ensinadas de maneira transversal.

Chamamos de áreas do conhecimento a reunião de matérias agrupadas por afinidade, como a área de humanas, que envolve filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, linguística, pedagogia, economia, administração, direito, geografia humana dentre muitas outras. As principais áreas do conhecimento são quatro: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens e códigos e matemática. 

Mas essa classificação é ligeiramente recente, e parte da Idade Média para os dias atuais. Quando surgiram os primeiros professores, na história ocidental, os conhecimentos eram transmitidos de maneira bem diferente da que conhecemos hoje.

O papel deles era transmitir o conhecimento adquirido durantes suas pesquisas, que não se prendiam a um tipo de conhecimento. Tudo era pesquisado exaustivamente até se encontrar a resposta, mesmo que fosse sobre o corpo de um animal, ou sobre as estrelas, tudo era pesquisado e repassado a quem se interessava. Foi assim que esses homens ficaram conhecidos como filósofos (aquele que ama o conhecimento), por serem amantes do conhecimento. 

Alguns deles fundaram escolas, como Platão, Aristóteles e Epicuro, para passar esses conhecimentos adiante; outros escreveram vários livros, cada um falando de um tipo de conhecimento, mas a verdade é que, ensinando ou escrevendo, todos eles ajudaram a constituir o que compreendemos por conhecimento, e principalmente a divisão que fazemos dele.

A filosofia inicialmente não se tratava apenas de pensamento conceitual, mas também de prática, pesquisa e experiências. Foi Aristóteles, por exemplo, o primeiro a classificar as plantas, dando origem a biologia moderna, enquanto Pitágoras, estudando a matemática, desenvolveu o estudo sobre os planetas, a astronomia. O que esses filósofos fizeram foi desenvolver todo tipo de conhecimento, e isso era filosofia. Ela não se tratava de uma disciplina isolada, e sim do campo de conhecimento que engloba todas as áreas. 

Somente quando a Igreja passou a ser responsável pelo ensino, no período medieval, é que os estudos desenvolvidos pela filosofia foram divididos por afinidade, formando posteriormente as áreas do conhecimento. É importante lembrar disso, pois muitos estudam filosofia com desdém, como se ela fosse só mais uma entre as muitas disciplinas, mas, na verdade, quem entender bem a filosofia estará abrindo uma porta enorme para o conhecimento de todas as outras matérias.

Texto publicado originalmente na edição impressa do Jornal Roraima em Tempo, do dia 26 de fevereiro de 2018. 


Texto de Eliza Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas