PRA QUÊ SERVEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS?
“Seja uma cidade ou Estado, sempre há necessidade de políticas públicas, pois elas mostram o interesse que o poder público tem em proporcionar soluções para necessidades específicas, e envolvem toda a população em prol de causas sociais, trazendo benefícios a todos”
Sempre que se fala em política, é comum apontarmos as falcatruas dos candidatos eleitos, quais foram os escândalos de corrupção que mais se falaram no ano, e também quais erros da gestão, como áreas que precisam de mais cuidado. Mas esquecemos de valorizar ações que estão sendo executadas por algum dos três poderes. É fato que certas ações são da alçada do poder Municipal, enquanto outras são responsabilidade do Estado e do Governo Federal, mas em todas as esferas sabemos que cabem aos governantes manter áreas como a saúde, educação, saneamento básico, segurança.
Para além dessas áreas, que são obrigatórias, estão as políticas públicas, que normalmente são implantadas nas cidades de forma plural. Mas você sabe do que se trata as políticas publicas? Elas são ações organizadas pelo poder público, em parceria com organizações não governamentais (ONGs) ou com o setor privado, e visam levar à população mais de uma alternativa para as questões sociais que precisam ser solucionadas.
Estas ações não são obrigatórias, e exatamente por isso, elas se mostram eficazes e colaboram para classificarmos uma gestão como boa ou ruim. O poder público seja ele de qualquer esfera que for, precisa manter os sistemas básicos, mas essa tarefa por vezes é demorada e passa por muita burocracia, com as políticas públicas as ONGs e o setor privado se envolvem e agilizam as situações burocráticas, além de serem a ponte entre o poder público e a população.
Seja uma cidade ou Estado, sempre há necessidade de políticas públicas, pois elas mostram o interesse que o poder público tem em proporcionar soluções para necessidades específicas, e envolvem toda a população em prol de causas sociais, trazendo benefícios a todos. Temos em nosso Estado belos exemplos de políticas públicas, que são desenvolvidas, como os programas da Assembleia Legislativa, Projeto Abrindo Caminhos e o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher).
E além dos projetos desenvolvidos pela ALE-RR, há os que são desenvolvidos pelas prefeituras, e nesse caso podemos falar da Prefeitura de Boa Vista, que tem melhorado os sistemas públicos de maneira eficiente, visando aumentar o número de pessoas beneficiadas e sanar as questões com mais fluidez, desenvolvendo programas como: Família que Acolhe, Academia Aberta, Coral Artcanto, Projeto Crescer, Cabelo de Prata, entre vários outros que não caberiam nessas poucas linhas.
Se você não conhecia um desses projetos, ou quer conhecer mais, vale a pena se informar, projetos como esses não são produtos de campanhas eleitoreiras, que aparecem apenas em anos de eleição, eles estão disponíveis o ano todo, para você ou para quem mais interessar. Devemos aproveitar as políticas públicas que são oferecidas aqui, em Boa Vista, pois elas estão à nossa disposição desenvolvendo um trabalho de qualidade e colaborando para o bem estar de todos.
Texto publicado originalmente na edição impressa e também no Portal do Jornal Roraima em Tempo, do dia 5 de março de 2018.
Poema de Eliza Menezes
Comentários
Postar um comentário